Cabelos: amor e ódio

Olá! É com grande satisfação que hoje escrevo o 1º post sobre cabelo no mais novo blog da internet. Então vamos falar sobre cabelos? Lembrando que escreveremos sobre o assunto nas segundas e quartas, portanto, esteja quarta-feira aqui para ler mais!

Há muito tempo os cabelos são uma das principais dores de cabeça de mulheres (e homens). Cabelo crespo, cabelo liso, cabelo ondulado, cabelo volumoso, cabelo ralo, alisamentos, progressiva, frizz, cor, cabelos brancos, curtos, longos.... Há um variedade de assuntos que envolvem o tema, mas o fato é que nunca as mulheres estão satisfeitas com o que elas possuem ou mesmo com o que elas fazem em seus cabelos. Tentando dar um ar mais natural e tratado aos meus cabelos alisados por tioglicolato de amônia, pensando em solucionar essa história de amor e ódio, foi que, há 2 anos, comecei a procurar tratamentos capilares. Moro em uma cidade mergulhada na água, rsrs, a média de umidade aqui é 80%, além disso o clima não ajuda, em uma hora o calor é de matar, em outra lá vem a chuva refrescar, então os produtos para meus cabelos precisam ser bons mesmo. Com o pouquinho de experiência que adquirí passarei para vocês meus conhecimentos.
O cabelo humano é um filamento queratinizado que cresce a partir dos folículos. O diâmetro de um fio de cabelo humano varia de 15 a 120 mm, dependendo da raça. O cabelo é basicamente composto por três camadas: cutícula, córtex e medula. Podemos dizer que o cabelo é um tecido morto feito de queratina e proteínas derivadas, porém, dentro do folículo piloso é vivo, por isso que uma alimentação adequada garante a você cabelos fortes e saudáveis. Se você não se alimenta bem como quer que seu cabelo cresça rapidamente, sem quedas ou quebras precoces? A base de tudo é a alimentação, não adianta querer remediar depois que o problema acontecer, SEMPRE você terá melhores resultados tendo uma dieta balanceada. Pense nisso, a base do seu problema capilar pode estar aqui.
Segundo alguns autores, o cabelo é um “dosímetro biológico”, “filamento de registro” ou “espelho do ambiente” onde o indivíduo foi exposto. Isto porque se houver considerável exposição a determinado elemento químico e droga, por contaminação externa ou através da ingestão, após um certo período a substância estará presente no cabelo. Por isso nenhum cabelo é igual ao outro, cabelos de homens e mulheres são diferentes por diversos motivos, por exemplo, pela influência dos hormônios de cada gênero. Os constituintes maiores do cabelo são proteínas (80 %), água (15 %) e lipídios.
Doenças, poluição, escovação em excesso, colorações, estresse, uso de shampoo fortemente detergente, uso de produtos com ph acima de 7 podem diminuir a vida útil do cabelo em até 20%. A progressiva é uma técnica que "encapa" os fios, selando as cutículas, portanto o uso de produtos com ph que abrem as cutículas não são recomendados para pessoas que fazem esse procedimento!
Para haver renoção, de 5 em 5 anos, nasce um fio novo e acontece a queda do antigo. É normal cairem até 100 fios de cabelos por dia, porém, se você costuma lavar pouco seu cabelo e já notou que muitos fios caem nesses dias de lavagens, não se preocupe, isso é normal, mas, cuidado, quedas muitos significativas, com áreas rarefeitas não são normais! Procure um dermatologista. O cabelo cresce cerca de 1 a 1,5 cm por mês, ou seja, 12 a 15 cm por ano. O ser humano possui entre 100 mil e 150 mill fios de cabelos e o crescimento é maior no verão, estimulados pela luz solar.
Como saber se seu cabelo é normal, seco ou oleoso? Lave a cabeça, depois de 12h esfregue um pouco de algodão no couro cabeludo: se ficar pouco oleoso, normal; se fica com camada excessiva de óleo, é oleoso; se não ficar com nada, é seco.
Água quente resseca os fios, o couro cabeludo e faz mal à pele. A água fria contrai as cutículas do cabelo e diminue a porosidade.
O Ph dos cabelos é entre 4.6 e 5.5. O ph possui uma escala que vai de 0 a 14. Sendo de 0 a 6,9 ácido; neutro em 7,0; e de 7,1 a 14 é considerado alcalino (ou básico). o pH alcalino abre as cutículas, o ácido, fecha. Sendo assim, é recomendável que o ph do seu shampoo esteja entorno de 5 e das máscaras, condicionadores e outros produtos usados após a lavagem o recomendável é que possuam ph menor que do shampoo, assim suas cutículas estarão seladas e você notará isso ao sentir o cabelo bem macio, "derretendo" em suas mãos. O shampoos anti-resíduos possuem ph acima de 7, por isso é melhor que sejam usados a cada 15 dias ou 1 vez por mês.
Após entender um pouco sobre cabelo e produtos é hora de colocar as mãos no bolso, ir as compras e começar o tratamento capilar. Todos ano, pelo menos 3x, faço alisamento da raiz com tioglicolato de amônia. Há 8 meses conheci um "técnica" de tratamento que é conhecida como "cronograma capilar" (CP) ela consiste em tratar os cabelos com produtos para Hidratação (H), Nutrição (N) e Reconstrução (R), na verdade é basicamente uma alternância entre lavagens utilizando máscaras com os componentes principais de cada fase. No próximo post falarei do cronograma, mas já adianto: meus cabelos são outros depois que comecei a utilizá-lo. Fiquem com uma foto dos meu cabelos antes e depois do CP, infelizmente não consegui muitas fotos boas de "antes" para comparar.
antsdepcron
Fotos da esquerda: antes; acima: com secador e chapinha, abaixo: sem secador e chapinha Fotos da direita: depois; acima: sem chapinha e secador, abaixo: secador para secar e chapinha para modelar Observe como depois ficou mais liso e brilhante, mesmo após secar naturalmente.
Inicialmente é isso. Tudo o que escrevi e que irei escrever foi/será baseado em pesquisas e através do conhecimento que adquirí por meio do grupo no Facebook Cronograma Capilar e dos blogs Eu Amo Cabelo, Help dos Cabelos, Química dos Cabelos, Produtinhos no Cabelo, Testando produtos Cosméticos e Acorda Bonita. Fica aqui a gratidão pelos ensinamentos.
Nos próximos posts falarei com detalhes sobre esse tal de Cronograma Capilar. Até lá!
Referências:
Artigo: Análise de cabelo: uma revisão dos procedimentos para a determinação de elementos traço e aplicações. Dirce Pozebon, Valderi L. Dressler e Adilson J. Curtius Livro: A Essência do Cabelo Perfeito. Heitor Stampacchio Livro: Cabelo - Cuidados Básicos, Técnicas de Corte, Coloração e Embelezamento. Sonia Biondo, Bruno Donati.

Atualizado:
Cronograma Capilar Parte I, Parte II e Parte III
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Os cabelos é o xodo das mulheres a primeira preocupação são eles, muitas vezes precisamos gastar para te-los eles sempre lindos, ficaram lindos os seus cabelos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Tentaremos responder todos os comentários.
Volte sempre!
Beijos



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...