Umectação capilar: transforme suas pontas ressecadas

Oii gente, tudo bem? Hoje vou falar de algo MUITO bom para pontas ressecadas, cabelos cacheados e quimicamente tratados: a umectação capilar.

O que é? É o ato de você nutrir seus cabelos com óleos vegetais. Para isso você precisa comprar óleos 100% puros, ou seja, na embalagem não pode ter óleo mineral ou silicones, basicamente, deve ter só o nome do óleo.

Eu costumo fazer a umectação em dia de Hidratação. A utilização da umectação em dia de Nutrição pode saturar o cabelo, mas isso não proíbe de você fazê-la no mesmo dia.

Se você tem cabelo oleoso muito cuidado! Esse processo pode pesar muito em seus cabelos, faça o teste, se pesou tente usar pouco óleo da próxima vez.

Depois da umectação nunca mais tive pontas duplas e minhas pontas melhoraram demais do ressecamento. Então vamos fazer?

Como fazer?


Utilizo pouco mais de 5ml de óleo, divido o cabelo em mechas, "sujo" o dedo com o óleo e vou passando em cada mecha, enluvando cuidadosamente porque o óleo causa um certo atrito no fio. Não se espante se cairem alguns fios, é normal. No final o cabelo fica com aspecto de sujo mesmo.

Existem 3 formas de fazer a umectação:

1- Dormindo com o óleo no cabelo: é o que mais gosto e vejo melhores resultados. Pego o óleo e procedo do jeito que falei acima, enluvando cada mecha, coloco uma touca para não sujar muito e durmo. No outro dia lavo com shampoo e passo a máscara de H, depois o condicionador. O maior tempo que o óleo fica no cabelo faz com que o fio absorva mais o componente.

2- Antes da hidratação/nutrição: você passa o óleo no cabelo ou então, para ajudar a abrir mais as cutículas,  aqueça o óleo em banho-maria e passe nos fios. Fique com o óleo por 1h ou 2h e siga com sua rotina de lavagem com shampoo, máscara e condicionador. Não costumo aquecer o óleo e mesmo assim vejo bons resultados.

3- Lavar antes com shampoo: eu não gosto dessa forma porque pesou bastante no meu cabelo, mas para algumas pessoas ela funciona. Ao lavar o cabelo com shampoo as cutículas se abrem mais e o produto penetra melhor no fio. Você deve lavar o cabelo com seu shampoo, tirar o excesso de água e, em seguida, passar o óleo, espere por 1h ou 2h e prossiga com a máscara e o condicionador.

Algo que venho testando é usar Bepantol misturado com o óleo, estou vendo ótimos resultados! Para óleos mais espessos, com o de rícino, você pode misturá-lo com um outro óleo mais fluido, também dá muito certo!

Eu já utilizei shampoos com e sem sulfato nas umectações, ao contrário do que você poderia pensar, o shampoo sem sulfato conseguiu limpar o excesso do óleo e o cabelo não ficou pesado.

Dicas de óleos

Óleo de coco: rico em ácidos graxos e vitamina e, também, é uma ótima opção para quem quer fazer uma hidratação profunda. Suas propriedades restauram a estrutura dos fios, proporcionando equilíbrio aos cabelos danificados. Com esse óleo consegui dar um aspecto mais saudável as minhas pontas. É indicado para fios ressecados e combate o frizz.

Óleo de Rícino:  Pode ser utilizado no couro cabeludo, auxilia no crescimento. Ele também "engrossa" os fios.

Óleo de Jojoba: Para qualquer tipo de cabelo. Dá brilho, combate a caspa e a queda. Ajuda quem tem couro cabeludo oleoso.

Óleo de Abacate: É rico em vitaminas A e E. É um ótimo antioxidante, inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento, o que garante hidratação e nutrição profunda aos fios.

Azeite de Oliva extra-virgem (sim, esse da sua casa!): É um Anti-oxidante, tem propriedade emoliente e confere brilho e hidratação aos fios. Nunca usei, mas já li vários relatos de pessoas que utilizaram e acharam que o cabelo ressecou.

Há vários óleos e você pode ir testando cada um para ver os resultados. Seja lá a forma de umectar ou o óleo de sua escolha, tente fazer a umectação por 1 mês, suas pontas ressecadas irão agradecer.

assin1

26 comentários:

  1. Dica legal!

    www.amoraoprimeirorimel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amo o óleo de coco e o de ricinio, ante dormia com ela no cabelo agora n durmo mais por estarem curtos.. bjinhus

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas, preciso aplica-las no meu cabelo, tá só a benção aoksaoksaoa seguindo ;*

    http://realidade-imperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. tbm amooooooo umectação, só que não ando achando óleo de ricino, os meu preferidos tbm são o de coco, azeite e de ricino...bjkas

    ResponderExcluir
  5. @Erika Souza Quero testar outros! Mas não acho aqui :/

    ResponderExcluir
  6. @Amanda Cristina . Tem que ir atrás :) O resultado é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  7. @keka banagouro Adoro de coco, nunca testei o azeite pq tenho medo do cabelo ficar ressecado :(

    ResponderExcluir
  8. Olá linda! Como está tudo? Espero que bem!

    Adoro o seu blog! Já não vivo sem! Comprei o Macadamia Oil através da web e estou doida para que chegue! Não vejo a hora de testar este produto milagroso. Sou de Portugal e aqui não vende esta marca, só mandando vir de fora! Adoro ler o seu blog. Simplesmente sigo todas as suas dicas à risca. Parabéns pelo seu trabalho e continue postando boas resenhas. Fique com Deus!

    www.europeanemaildatabases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Margarida!
      Obrigada pelo comentário aqui no blog :D
      Adoro essa marca que você comprou!! Aqui tudo é caro, peço pela net também, mas como vem de fora demora horrores para chegar.
      Continue visitando a gente! E obrigada pelo elogios!!
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá gostaria de saber se posso misturar alguns desses óleos, e gostaria de saber qual é o melhor deles.


    Obrigada, adorei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lindsey! Pode sim misturar os óleos! Uma mistura que muita gente faz é do óleo de coco com o de rícino, porque o de rícino é muito consistente e algumas pessoas preferem diluído, então resultado será um cabelo macio, brilhoso e com as pontas bem melhores (óleo de coco) e fios mais encorpados (óleo de rícino). Como cada óleo tem um característica diferente, misturar 2 óleos é muito bom!
      Eu, particularmente, AMO o óleo de coco, não tem óleo melhor para minhas pontas e meu cabelo se dá muito bem com ele. Uso poucas vezes o óleo de rícino. Tem um óleo que ainda não tive a oportunidade de comprar, mas que dizem ser muito bom, é o óleo de pequi, parece que se assemelha muito ao de coco, se fosse você eu teria em casa óleo de coco, pequi e rícino.
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  10. *----* obrigada, esses óleos são caros? preciso compra-los urgentimente kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os preços variam muito. Por exemplo, o óleo de coco a gente encontra facilmente em supermercados, só que os potes são grandes (200ml, você não vai conseguir usar isso em 1 ano e, normalmente, a validade do óleo é de 6m a 1 ano :/), aqui na minha cidade custa R$30,00. O óleo de rícino encontramos na farmácia e o meu custou 4 reais, acho q 30 ml. Mas se você encontrar alguma casa que venda produtos naturais, esses óleos são vendidos mais em conta e em quantidade menor, a maioria por menos de 15 reais. Existe um site que vende esse óleo é o www.sabaoeglicerina.com.br dê uma olhadinha lá tbm, se você morar no sul/sudeste o frete sai bem em conta. Você também pode chamar as amigas para dividirem os óleos e frete,assim sai mais barato :)

      Excluir
  11. Onde posso achar o óleo de coco e de rícino pra comprar sem ser pela internet ??
    Preciso da resposta urgente pois meu cabelo esta com bem ressecado ! bjjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em farmácias ou supermercados, mas principalmente em farmácias. Espero ter ajudado!
      Beijos

      Excluir
  12. stou com o cabelo um pouco sujo e passei o óleo de coco q sei fazer em ksa e e o melhorrrrr..passei e vou dormir...hunnn amanha cedo lavo e condiciono normal..

    ResponderExcluir
  13. Vou fazer umectação junto com o cronograma!
    Só preciso achar o óleo primeiro, mas dizem que é bem fácil de achar no Supermercado! Tens ideia de valor?
    Vou fazer o que dissesses, vou ir testando para conhecer os resultados!
    O de ricínio já cortei da lista, pelo que tu disse ele engrossa o cabelo e o meu já eh mega grosso...vou testar os de frutas ;)
    Beijinhos
    http://pinkcupcakecris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane! Bom, os preços variam muito. O óleo de coco ade 200ml aqui na minha cidade custa R$30,00, mas existem sites que vendem mais barato pela internet e em menor quantidade. Pesquise em supermercados e farmácias, não esqueça que tem que ser 100% puro.
      Beijos

      Excluir
  14. Respostas
    1. Obrigada!! Volte sempre :)
      Beijos

      Excluir
  15. uméquedaçao é indespensavel para cabelo resecada realmente salvou meu cabelo

    ja usei oleo de coco de argan etc;; des do mais caro ao mais barato e o que eu gosto mais e uso 2 a 3 vezes por semana é o azeite de oliva bio extra virgem esse sim e super aki na eup e muiito usado: nao reseca o cabelo como dizem e impossivel um oleo resecar o cabelo ;isso acontece depend da forma k vc tira ele do cabelo e do xampu k vc usa para tiralo se fizer da forma correta oleo nehum reseca ele umedece :

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter deixado essa dica aqui!!
      Volte sempre!
      Beijos

      Excluir

Obrigada pela visita! Tentaremos responder todos os comentários.
Volte sempre!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...