Secador e chapinha: como prevenir e tratar os danos?

Bom dia!! O post de hoje foi pedido pela leitora Luísa Petry. Vou dar algumas dicas para quem usa secador e chapinha.


Usar secador e chapinha é ter a certeza que seu cabelo irá apresentar, algum dia, pontas duplas e fios ressecados, e o dano é pior se você não usa nenhum método de proteção antes ou trata corretamente os cabelos.

Antes do secador/chapinha

A primeira coisa que você tem que fazer é usar protetor térmico sempre! Você já pensou passar uma chapinha aquecida a 180º direto nos fios?? Coitado do cabelo! Por isso tem que proteger! O mesmo pensamento é válido para o secador, porém ele não esquenta tanto assim. Eu costumo passar o protetor térmico e, às vezes, passo um desses óleo capilares antes de usar a chapinha/secador, assim meu cabelo fica mais macio e dá mais brilho. Os silicones presentes nesses produtos são essenciais para a proteção dos fios. No post sobre o Cronograma Capilar(clique aqui para ler) eu falei um pouco sobre protetores. Atenção: não é qualquer óleo que você pode usar com a finalidade de proteger do calor, observe a embalagem do produto e veja se eles indicam a possibilidade de usar antes do secador/chapinha e não use óleos puros, esses 100% vegetais devem ser utilizados somente na umectação!

Dicas de protetores: Protetor Témico Anti Umidade Gold Black da Amend (R$19,00), Matrix Relaxima care Creme Protetor, Alfaparf Semi di Lino Diamante Illuminating Smoothing Cream.

Dicas de óleos protetores:  Óleo de Argan da Inoar, Orofluido (logo terá resenha sobre essa maravilha!), óleo de Ojon da Miskito



Cuidados durante a utilização do secador/chapinha

1- Lembre-se de deixar uma distância de 10cm do seu cabelo em relação ao secador.
2- Deixe seu cabelo secar, pelo menos, 50% antes de usar o secador, assim você ainda consegue modelar seu cabelo e o calor agride por menos tempo o fio.
3- Se você sempre utiliza a dupla junta, procure  usar pouca chapinha, 2x na semana é o mais recomendável para que seus danos não sejam maiores (isso aqui é minha experiência).
4- Nunca use chapinha com cabelo molhado (exceto em tratamento que exigem isso)!
5- Não passe muito tempo com a chapinha no cabelo, pegue a mecha e deslize a chapinha com a mesma velocidade que você penteia os cabelos, nem rápido demais, nem muito devagar.
5- Não passe muitas vezes a chapinha na mesma mecha. Eu passo, no máximo, 2x e não é toda vez que faço isso.

Depois do secador/chapinha

Utilize um finalizador de pontas ou algum desses óleos capilares (os mesmos que citei aí em cima, eles servem para muitas coisas, hehehe) após a modelagem do cabelo, seu cabelo ficará mais protegido e se o produto que você utiliza tiver componentes como queratina, ajudará no tratamento dos fios após a agressão que ele acabou de passar. 1x por semana eu utilizo o Sealed Ends da Schwarzkopf nas minhas pontas, ele é um produto muito bom para essa questão de danos, semana que vem tem resenha dele, fique atenta!

A chapinha causa mais danos que o secador, então se você utiliza os dois, saiba que você tem que ter mais atenção para o tratamento do seu cabelo. Como eu sempre falo, não deixe de gastar um pouco mais com massar de reconstrução e reposição de massa, é essencial para minimizar os danos!
1x por mês faça reconstrução com um produto profissional e se seu cabelo estiver quebrando muito, de 15 em 15 dias utilize uma máscara repositora de massa

Reconstrução
Componentes mais comuns: Queratina, cisteína, serina , prolina, argilina, colágeno.
Máscaras: Kit de cauterização da Keramax, RMC da Amend (existe o azul e vermelho, sendo que o azul é o mais "forte"), Joico K-Pak, Bonacure Repair Rescue Schwarzkopf, CPR da Senscience, Máscara reconstrutora da Acquaflora

r
Repositoras de massa: Absolut Repair da Loreal, RMC vermelha da Amend, são as que contém colágeno, tutano e ceramidas. Essas duas que citei são as mais bem faladas. A máscara da Loreal já foi testada por mim e logo vem resenha no blog também!

 

Cuidado com as pontas
Trate bem suas pontas, elas sempre sofrem mais. Uma dica é fazer umectação capilar, pode fazer milagre. O que é? É o ato de você nutrir seus cabelos com óleos vegetais. Para isso você precisa comprar óleos 100% puros, ou seja, na embalagem não pode ter óleo mineral ou silicones, basicamente, deve ter só o nome do óleo. Eu já ensinei como fazer no blog, clique AQUI para ler.

Alternativa para o uso do secador/chapinha

 

Tem o cabelo quase liso? Não é muito volumoso? Por que não tentar uma dica velhinha, mas imbatível: touca no cabelo! Você acorda e seu cabelo está lá bonitinho e lisinho, sensacional! Se você seguir o cronograma capilar e passar a fazer umectação, verá que seu cabelo ficará mais livre de frizz, mais comportado, mais "liso". Eu uso touca sempre que quero acordar com meus cabelos comportados, sempre dá certo!

Conclusão: se você faz uso de chapinha e secador, mas não tem química, invista em um bom protetor térmico e em uma máscara boa para a fase de reconstrução/reposição de massa. Agora se você faz uso deles e ainda tem química, principalmente se usa muito mais a chapinha, recomendo que todos os seus produtos sejam de linhas semi-profissionais ou profissionais, porque é muito dano para um cabelo, ele precisa de tratamentos mais concentrados e potentes.

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Amei o Post :)
    serviu muito pra mim!
    Uma pergunta, eu trato meu cabelo com escova a base de carbocisteina e faço escova e chapinha uma vez por semana. será que só o repositor da amend dá conta do recado?

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Pati! Eu ADORO os produtos da Amend e recomendo sempre, a qualidade deles é ótima! Se você usa chapinha/secador 1x por semana, o repositor da Amend deve sim dar conta do recado. Tente usar de 15 em dia dias, se seu cabelos gostar e não ficar "duro" passe a utilizar nessa frequência :)
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Nat, adorei as dicas! Muito tempo que não venho aqui! aproveitando pra convidar pra participar do sorteio lá no blog!

    http://vivaverdevivabem.blogspot.com.br/2013/05/sorteio-blogueiras-amigas.html

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cibele!
      Faz um tempão tbm que não passo no seu blog, tô muito na correria, mas nas férias eu volto a frequentar direitinho :D
      Beijos

      Excluir

Obrigada pela visita! Tentaremos responder todos os comentários.
Volte sempre!
Beijos



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...