Dicas para uma alimentação saudável e controle de peso


Oi gente, tudo bom com vocês?

Hoje resolvi fazer um post um pouco diferente.

Nós meninas, na sua maioria né (porque tem algumas que com a genética ótima que nem se estressam com isso), estamos quase sempre preocupadas com o peso, as gordurinhas sobrando, quando as calças começam a apertar, tudo isso gera desespero.

Eu sempre tive problemas com alimentação e peso desde a minha adolescência, quando perdi meu pai. Pois é, infelizmente entrei em um processo de depressão e minha felicidade estava em comer coisas gostosas, tipo bolachas, refrigerantes, salgadinhos, esses doces de padaria, negrinho (brigadeiro, para quem não conhece negrinho, que é como chamamos aqui no RS) de panela...

Resultado? Com 15 anos eu tive problemas de colesterol alto, sobre peso, tinha muitas espinhas e isso só piorava minha depressão.

Foi então que meu médico me indicou uma nutricionista, porque sozinha eu não iria conseguir. Fiz acompanhamento nutricional por 2 anos, normalizei meus níveis de colesterol, melhorou minha pele e consegui superar a depressão, tanto é que nem precisei mais tomar medicação.

Então, eu contei toda essa história da minha vida porque hoje quero dar dicas para vocês que também tem dificuldade em cuidar do peso, mas nada rigoroso. Quero dar dicas a partir da minha experiência e do conhecimento que eu adquiri.



1º. O desespero e a ânsia de emagrecer serão seus piores inimigos, porque isso deixa você mais ansiosa ainda e acaba ocorrendo o efeito rebote, ou seja, aí sim que você começa a comer para aliviar a ansiedade.

Não adianta se entupir de saladas, frutas e verduras que você não gosta, isso não vai resolver, pelo contrário, por um tempo você aguenta mas depois não pode nem ver mais na frente. Assim, desanda tudo que você conquistou até agora. Coma apenas alimentos que lhe dão prazer ao ingerir.

Não é necessário fazer um corte drástico na alimentação. Nós sabemos que tudo em excesso é prejudicial, então, você não precisa deixar de comer pizza, cachorro quente, hamburger, sorvete, doces e etc. Você precisa aprender a medir: se num dia você comeu um chocolate, no resto do dia equilibre e coma apenas alimentos com baixas calorias, como frutas e verduras. Outro fato importante é, não coma uma barra de chocolate inteira, conte uma porção (os alimentos vem todos informando quantas calorias tem cada porção e a quantidade de cada porção, utilize isso como parâmetro).

O que mais funcionou comigo e eu sigo eternamente isso: contar as calorias ingeridas em um dia e as calorias gastas. Se vocês procurarem no Sr. Google irão encontrar muitas tabelas de calorias e como calcular seu gasto calórico do dia. O site da Revista Boa Forma tem aplicativos legais como Calculadora de Gastos Calóricos e a Calculadora de Calorias que eu usava no começo, agora já decorei tudo e já faço de cabeça mesmo, mas pode ajudar vocês meninas.

E por último: NÃO SE DESESPERE!!! Sim, de novo, não entre em pânico, controle o máximo a euforia quando você ver que conseguiu emagrecer (geralmente isso tende a nos alertar que podemos comer um pouquinho mais sem problemas, mas esse é nosso vilão, nunca escutem ele hehehehe).

Acho que é isso meninas que posso passar para vocês. O importante é fazer da nossa alimentação um hábito e da atividade física um prazer, não uma obrigação. Sempre escolham alimentos e atividades que agradam vocês, assim com certeza o sucesso será garantido.

Se vocês quiserem dicas de como montar cardápios, calorias diárias, calorias das atividades e o que mais imaginarem, deixem aqui nos comentários que eu faço outro post explicando mais sobre o assunto para vocês lindas.

Beijos e até a próxima.


Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Oi, Estela! Sabe, sei que isso é horrível, mas eu nunca liguei em perder peso. Eu como tudo quanto é porcaria. Como eu tenho hipertireoidismo, não engordo nada, posso comer o que for. Mas isso é muito perigoso ao mesmo tempo. A gente ingere tanta coisa que perde o controle.
    Mas alimentação saudável é o que há!

    Beijos, Carol.

    Esmaltes & Carolices

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  2. Adorei as dicas.
    Bjks
    Erika
    Cariocabasica.blogspot.com.br

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  3. aff miga nem me fale em perda de peso eu preciso me controlar urgente...hehe

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  4. Adorei as diquinhas!
    Bjo
    Line
    http://www.viciodemenina.com.br/

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  5. Dicas muito importantes quando se fala em alimentação saudável se fala em saúde, beijos.

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Obrigada pela visita! Tentaremos responder todos os comentários.
Volte sempre!
Beijos



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