Guia de Viagem: conheça Belém do Pará!

Bom diaaaa!! Hoje o post é especial para quem adora viajar para conhecer novos lugares! Queria indicar uma cidade muito especial: Belém do Pará.

Na minha cidade moram, aproximadamente, 2 milhões de pessoas. É uma cidade muito boa para se morar, bastante rica em biodiversidade e cultura.

(É uma surpresa para muitos, mas existem prédios aqui, viu?)

Os pontos turísticos que mais gosto e recomendo são:

Teatro da Paz


Teatro_da_paz 
Belém celebra os 134 anos do Theatro da Paz (Foto: Diário do Pará)

Criado na época da Bélle Époque, período em que os barões da borracha esbanjavam riqueza e as mulheres vestiam a moda francesa (nesse calorão, coitadas...). O Teatro tem muitos detalhes em ouro. Se você estudou direitinho a história do nosso Brasil sabe mais ou menos o que aconteceu pelo país nessa época, Belém sofreu muitas mudanças e teve influência direta de tudo o que estava acontecendo nesse período.  Belém era a "francesinha do Norte".

Estação das Docas

 
Vários galpões velhos de armazenamento de produtos dos navios transformados em espaço turístico cheio de restaurantes e uma sorveteria com sabores das frutas regionais (açaí, cupuaçu, bacuri...). Todo mundo que passa pela Estação fica encantado com a estrutura. Lá os cantores cantam em cima da sua cabeça, indo de uma lado para o outro do galpão... Só vendo para você saber como isso funciona

Mangal das Garças

Mangal das Garças - Belem, Para 

Mangal Das Garças- Belém-pa
Um espaço belíssimo que mostra um pouquinhos das riquezas naturais da Amazônia. E-N-C-A-N-T-A-D-O-R.

Basílica de Nazaré


 
Essa Igreja é muito linda! Muito mesmo! Ali é onde começou a história do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, conhecido mundialmente. No segundo domingo de outubro as principais ruas de Belém são invadidas por milhares de romeios pedindo benção ou agradecendo por pedidos atendindos, é o Círio! O Natal dos paraenses: hora de reunir toda a família e almoçar maniçoba, vatapá ou pato no tucupí (e até de comprar roupas novas).

Nosso círio (mais de 2 milhões de pessoas nas ruas!):

Cerca de 2 milhões de pessoas participaram do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará 

Círio de Nazaré é considerado a maior procissão da América

Cidade Velha
Parte da cidade onde se localizam os prédios históricos. Traz toda uma tradição portuguesa junto. Casarões imensos!

Ver-o-peso
 


Um dos mais famosos mercados populares do mundo! Lá você encontra as comidas e frutas típicas da região e quase tudo que a Amazônia oferece.

Chuva da tarde

chuva em Belém 

 
 (lá vem a chuva!)

Não é um ponto turístico, rsrs, ou até pode ser... Belém = calor e umidade, mas quase todos os dias, de tarde, cai uma chuva boa para refrescar. Deixa Belém mais bonita. Antigamente, a chuva tinha um horário fixo para cair, mas, adivinhem, o efeito estufa e todas as destruições que o homem tem causado ao planeta interferiram aqui também.

Resolvi selecionar só isso porque não dá pra falar de tudo, hehehehe.
Ah, e um alerta: aqui é Amazônia, aqui é norte, e se você teve uma boa educação escolar nas áreas de história e geografia (desculpe, mas o que mais vejo é essa deficiência do resto do Brasil, não sei porque as pessoas ainda pensam que aqui no norte estamos em 1500) sabe que NÃO vai encontrar jacaré na rua, índio nu andando por aí ou mesmo indígenas passeando pelo shopping. Aqui você irá encontrar também shoppings centers, bares, cinemas, engarrafamento, boates, prédios enormes, carros, motos, tecnologia, hospitais... Se você não sabia, agora está sabendo :) Pelo menos fico feliz de ver os leitores do blog mudando a visão do que é o norte do país.

Mais uma coisa importante: se você resolver aparecer por aqui no segundo semestre, tenha cuidado com a cabeça! Por que? Belém tem muitas mangueiras no centro, nessa época elas estão cheias de mangas, então, por azar, enquanto você caminha pela rua ou pelas praças, alguma manga pode cair direto na sua cabeça. Sempre acontece! rsrsrs, mas veja pelo lado bom: você ganhou uma manga completamente livre de produtos químicos para comer! ;)

Açaí (aqui é do puro minha gente, daquele batido na hora, que chega sai uma papa e a gente come junto com a comida, nada de ficar misturando a diversas coisas e fazer do líquido mais algo parecido com milkshake que provar o verdadeiro gosto do açaí), tacacá, maniçoba, pato no tucupí, castanha do pará, cupuaçu, bacuri... O que não falta aqui é coisa boa para comer! Tem uma música regional que diz "chegou ao Pará, parou, tomou açaí, ficou" e, realmente, quem não tem preconceitos e adora conhecer lugares novos sai amando Belém e o Pará!

 
Açaí é assim!
White Açaí or Red Açái with Charqui
Açaí batido fica assim (tem açaí branco também). E comemos junto com a comida ;)

 
Tacacá
Tá querendo viajar? Vem conhecer aqui!
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. aa que delicia deve ser viajar pra lá
    http://www.rennataferreira.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lindo hein? qdo tiver uma portunidade vou conhecer com certeza, bjus

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Tentaremos responder todos os comentários.
Volte sempre!
Beijos



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...